O Dia do Anestesiologista é comemorado no dia 16 de outubro. O dentista Willian Thomas Green Morton mudou a medicina para sempre, às 10h15 de uma sexta-feira do dia 16 de outubro de 1846, com a realização da primeira cirurgia sem dor no Massachusetts General Hospital, em Boston, quando se abriram as portas para uma nova era.

Antes, à exceção da China, onde se usava a milenar Acupuntura, os recursos usados para amenizar a dor nas operações consistiam de extratos de plantas dotadas de ação sedativa e analgésica. Além disso, recorria-se também à hipnose e às bebidas alcoólicas, não se dispensando a contenção do enfermo.

O anestesiologista é o médico especialista responsável por aplicar a anestesia, um estado de total ausência de dor e outras sensações durante uma operação, exame diagnóstico ou curativo. Estes profissionais não só aplicam a anestesia, como também cuidam do paciente durante todo o procedimento.

O Instituto Solidário e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h parabenizam os Anestesistas do Complexo Estadual de Saúde da Penha.