Não há nada no mundo que substitua o sangue humano. Por isso, sempre que uma pessoa necessita de uma transfusão, como em acidentes, procedimentos cirúrgicos e algumas doenças, ela depende da boa ação das pessoas que se dispuseram para abastecer os estoques médicos. O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. Por este motivo a doação é tão importante.

O Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h promoveu mais uma Campanha de Doação de Sangue, no auditório do HEGV, no dia 16/09/20, de 10h às 15h. Além da participação dos colaboradores, o evento também foi destinado aos moradores e comerciantes do bairro da Penha e adjacências. Esta parceria entre funcionários e comunidade foi fundamental para o sucesso do evento, com 103 candidatos cadastrados e 93 bolsas de sangue coletadas.

A campanha contribuiu para adequar os estoques do HEMORIO às necessidades transfusionais dos pacientes da rede pública de saúde do Estado do Rio de Janeiro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em quem os hemocentros operam com menos que o mínimo necessário.

Para o Instituto Solidário e Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h, a doação de sangue é um gesto humanitário de solidariedade, cidadania, amor ao próximo e bem-estar coletivo. Uma única doação de sangue dura poucos minutos e é suficiente para salvar várias vidas.

Campanha permanente – De acordo com o HEMORIO, os requisitos básicos para doar sangue são:

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável).

– Pesar no mínimo 50kg.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 03 horas que antecedem a doação.

– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista).

O HEMORIO fica na Rua Frei Caneca, 8 – Centro – Rio de Janeiro.

Disque Sangue: 0800 2820708.