O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado no dia 8 de setembro, desde 1996, sendo a mesma data de fundação do World Confederation of Physical Therapv (WCPT), no ano de 1951, que tornou-se World Physiotherapy.

A Fisioterapia é o serviço prestado por fisioterapeutas a indivíduos e populações, de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida. Fisioterapeutas podem ajudar as pessoas a se tornarem contribuidoras, aptas e ativas para a sociedade, independentemente das suas limitações físicas ou fase da vida.

No Complexo Estadual de Saúde da Penha, os fisioterapeutas fazem parte da equipe multidisciplinar e atuam diretamente no tratamento de pacientes acometidos por diferentes enfermidades, prevenindo complicações respiratórias, neurológicas e motoras.

O profissional da fisioterapia tem como responsabilidade avaliar, desenvolver e pôr em prática procedimentos para diferentes condições, melhorando a capacidade funcional geral dos pacientes e restaurando sua independência respiratória e física, diminuindo o risco das complicações associadas à permanência no leito. A atuação dos fisioterapeutas em relação à inatividade ou atividade reduzida do paciente ajuda a diminuir o tempo de permanência nas UTIs, bem como a reduzir a taxa de mortalidade e o risco de infecção.

Atualmente, a equipe do Complexo Estadual de Saúde da Penha é composta por 57 profissionais desta especialidade.

O Instituto Solidário e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h parabenizam os Fisioterapeutas do Complexo Estadual de Saúde da Penha.