As pessoas são o maior patrimônio que uma empresa pode apresentar. Por isso, é de fundamental importância que as melhores condições e práticas sejam adotadas para que estas consigam desenvolver seu trabalho com segurança e eficiência.

Alinhados com tal proposta, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Complexo Estadual de Saúde da Penha realizaram, de 08 a 11 de setembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2020.

A Cerimônia de abertura contou com a presença da Diretora Técnica, Dra. Flávia Nobre, da Presidente da CIPA do Hospital Estadual Getúlio Vargas, Suedeni Santana, e do Presidente da CIPA da UPA Penha 24h, José Paulo Teixeira. Na programação do primeiro dia, atividades motivacionais e palestra do Psicólogo Jorge Luiz Ribeiro, com o tema “Cuidando de quem cuida”, e homenagem aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo Coronavírus e à memória dos colaboradores, vítimas da Covid-19. Nos demais dias, a SIPAT 2020 contou com outras apresentações: “Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs”, com a Enfermeira Alexandra Marques; “Relacionamento Interpessoal”, com o Coordenador do Departamento Pessoal, Rodrigo Rosa; e “Síndrome de Burnout”, com a Coordenadora de Psicologia, Psicóloga Christiane da Cunha Marques. Sorteios de brindes e uma sessão de meditação com a Coordenadora de Fisioterapia, Fisioterapeuta Laudicea Henriques da Silva, completaram o roteiro diversificado.

A SIPAT está prevista na lei, de acordo com a NR-5 e a Portaria nº 3.214, como uma das atribuições da CIPA.

Para o Instituto Solidário, orientar e conscientizar os colaboradores da importância e, também, como fazer para evitar os acidentes em local de trabalho, é uma forma de aproximar os profissionais e confirmar que eles têm importância para um melhor ambiente de trabalho, seguro e agradável.