10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, o Instituto Solidário e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam a campanha Setembro Amarelo. O reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure ajuda!

A prevenção ao suicídio não pode ser um tabu, ao contrário, necessita ser debatida constantemente. O Hospital Estadual Getúlio Vargas e a UPA Penha 24h estão preparados para discutir o tema e encaminhar a pessoa para um tratamento que trará um novo olhar sobre a vida e a vontade de prosseguir.