Para despertar a atenção de profissionais, colaboradores, pacientes e familiares sobre a prevenção ao suicídio, o Instituto Solidário e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha promovem o “Setembro Amarelo” no Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h. A Campanha foi iniciada oficialmente pelos Diretores, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa e Dra. Flavia Nobre, e Dr. Adler Magalhães, Coordenador Médico da UPA Penha 24h.

Para o Instituto Solidário e a Direção do Complexo, a prevenção ao suicídio não pode ser um tabu, ao contrário, necessita ser debatida constantemente. O HEGV e a UPA Penha 24h estão preparados para discutir o tema e encaminhar a pessoa para um tratamento que trará um novo olhar sobre a vida e a vontade de prosseguir.

Durante todo o mês de setembro, funcionários são convidados a usar um laço de fita amarela junto ao crachá de identificação.

No Brasil, o “Setembro Amarelo” teve início em 2015, com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A campanha promove, em todo o país, passeatas, debates, palestras e, também, a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela.