Com o objetivo de atualizar os profissionais da área de radiologia sobre questões relacionadas à proteção radiológica, a Equipe da Comissão de Radiologia e a Coordenação do Centro de Imagem do Complexo Estadual de Saúde da Penha realizaram nos dias 27 e 28 de julho Treinamento em Proteção Radiológica no Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV).

Promovido em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), o curso é uma exigência do Ministério da Saúde para todos os profissionais expostos à radiação ionizante e validação do certificado de LCR do HEGV e UPA Penha 24h.

O físico Roberto Santos Machado comandou as atividades, que atendem às exigências legais de treinamento anual da ANVISA, Portaria 453/98, e da NR-32 do MTE.

Na oportunidade, os operadores de raio-x das Unidades de saúde tiveram acesso às informações importantes sobre orientação e uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), que são oferecidos pelo Instituto Solidário e pela empresa 4ID, os princípios fundamentais de proteção e a importância de preservar a saúde e a segurança dos colaboradores e usuários expostos à radiação.

A fim de assegurar o suporte técnico, científico e operacional indispensável à eficácia da Comissão de Radiologia, o Instituto Solidário proporciona recursos humanos, infraestrutura física, equipamentos e procedimentos operacionais que atendem às recomendações para operacionalização do Plano de Proteção Radiológica do Complexo Estadual de Saúde da Penha.