O NEP (Núcleo de Educação Permanente) e a Gerência de Enfermagem do Complexo Estadual de Saúde da Penha realizaram nos dias 27, 28 e 29 de julho a Capacitação “Suporte Básico de Vida”, no auditório do Hospital Estadual Getúlio Vargas. O Curso aliou teoria e prática e foi ministrado pela Enfermeira Thuyla Lima de Oliveira, graduada pela Universidade Estácio de Sá, Residente do 1° ano de Enfermagem Cardiovascular no HUPE pela UERJ e Pós-Graduanda em Enfermagem em Terapia Intensiva, e pela Bacharel em Enfermagem pela UNESA e Residente em Clínica Médica e Cirurgia Geral pela EEAP-UNIRIO, Dayane Martins da Silva Campos.

O objetivo da iniciativa foi capacitar o corpo clínico de Enfermagem, das Clínicas Médica e Cirúrgica, Maqueiros e Agentes de Portaria no que se refere às técnicas mais atuais de suporte básico de vida. As temáticas abordadas ao longo do treinamento incluíram correta técnica de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), RCP precoce, uso de desfibrilador externo automático (DEA) e funções e atribuições nos times de resposta rápida.

O BLS (Basic Life Support) é utilizado para treinamento de equipes de saúde com o intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares. O curso é uma oportunidade para que profissionais da área de saúde, a quem sempre é confinada à missão de buscar salvar vidas em casos de emergência, possam dominar o assunto proposto e adquirir segurança na abordagem à vítima.