O Complexo Estadual de Saúde da Penha está preparado para o enfrentamento do Covid-19. Para assegurar a qualidade de atendimento e segurança de toda a comunidade, a Direção do HEGV e UPA Penha 24h criou um Comitê de Contingenciamento para constante atualização dos fluxos e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH do Hospital Estadual Getúlio Vargas realiza treinamento e simulação dos protocolos de atendimento de casos de suspeita e atendimento a epidemias.

O Comitê se reúne sempre que há uma atualização da nota técnica do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Participam do Comitê integrantes da Direção do Complexo, a gerência de enfermagem, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), coordenadores médicos e de enfermagem, profissionais do laboratório e dos setores administrativos das unidades. A equipe de Comunicação também está envolvida para orientação aos funcionários e público externo do hospital em seus meios de comunicação online e offline.

No Plano de Contingência estão contemplados diversos aspectos: área exclusiva para pacientes com suspeita de contaminação pelo vírus, fluxos de acessos, uso de máscaras, orientações pós-alta com os esclarecimentos sobre o período de isolamento, dentre outros pontos importantes. Os casos suspeitos são notificados e o exame específico para o novo coronavírus (Covid-19) é solicitado seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Os treinamentos visam às boas práticas em todo o fluxo de atendimento especial para total qualidade e segurança dos pacientes, familiares e colaboradores.

(Foto: Instituto Solidário)